Programação



18/11/2019 (Segunda-Feira)

  • 08:00 - 08:30

    Credenciamento

    Local: sala A-110 (bloco A, piso superior)

  • 08:30 - 09:00

    Cerimônia de abertura

    Local: Auditório do Centro de Humanidades da UECE (CH)

  • 09:00 - 10:00

    Conferência de abertura (local: Auditório do CH)

    Conferencista: Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG) – Ensino de Literatura
  • 10:00 - 10:20

    Intervalo

  • 10:20 - 12:10

    Sessões de comunicação

  • Sessão 1 (local: sala A-18)

    1. Os valores semânticos do verbo cortar pelo viés enunciativo: uma reflexão sobre e para o ensino
    2. Alcenir de Sousa Luz e Maria Auxiliadora Ferreira Lima
    3. Trabalhando as variações de sentido do verbo dar no contexto da sala de aula
      Maria Renilda Rodrigues Leal Ramos e Maria Auxiliadora Ferreira Lima
    4. O conflito de normas linguísticas na variação nós e a gente na sala de aula
      Bruno Felipe Marques Pinheiro e Paloma Batista Cardoso
    5. Uso, crenças e atitudes linguísticas no falar dos pirangueiros
      Lorena Rodrigues e Hermínia Vieira
  • Sessão 2 (local: sala A-17)

    1. A infância revisitada: uma leitura do conto “Tempo de camisolinha”, de Mário de Andrade
      Francilda Araújo, Girlene Marques e Hellen Jacqueline
    2. O fascínio pelo cotidiano: como trabalhar poesia através da obra de Mário Quintana e sua relação com o lirismo em Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf
      Joyce Kelly Alves dos Santos
    3. Práticas para o desenvolvimento da competência leitora: relato de uma experiência de leitura literária com alunos do 9° ano do ensino fundamental
      Kátia Novaes Gusmão e Edilma dos Santos
    4. Histórias da grande ilha: uma análise das manifestações histórico-culturais na leitura de narrativas mitolendárias maranhenses
      liete Santos e Stela Viana
  • Sessão 3 (local: sala A-16)

    1. Leitura do gênero crônica de humor na sala de aula: uma proposta de letramento literário no ensino fundamental
      Vania Cristina Pierote Machado e Maria Suely De Oliveira Lopes
       
    2. A produção de inferências para a construção de sentidos no gênero anúncio publicitário
      Nathalee Paloma Souza Vieira e Shirlei Marly Alves
       
    3. Leituras para a liberdade: uma janela em meio ao cárcere
      Erika Mayra Pereira dos Santos
       
    4. Novas possibilidades interpretativas: o trabalho com fanfics nas aulas de língua portuguesa
      Iderlânia Costa Souza
  • Sessão 4 (local: sala A-12)

    1. Práticas lúdicas no ensino de libras como primeira língua: relato de experiência no campo de estágio
      Alana Monteiro Ferreira Maia e José Affonso Tavares Silva
       
    2. O ensino da libras como disciplina na educação básica
      Alzenira Oliveira e Ana Angélica Pinto de Lisboa
       
    3. A ilusão de transparência de recursos imagéticos no contexto da educação de surdos: ponderações a partir dos multiletramentos
      Ana Flora Schlindwein
       
    4. Aquisição da escrita: uma análise do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. João Trindade, Paripiranga-BA
      Vanesca Carvalho Leal
       
    5. English with fun: dados, experiências e impressões
      Leila Martins dos Santos Lima, Jackson Ferreira Souza e Milena Barreto Lira
  • Sessão 5 (local: sala A-11)

    1. O desenvolvimento de competências na prática argumentativa escrita de estudantes do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta didático-pedagógica
      Louriane Ribeiro Reis
       
    2. Oralidade e argumentação no projeto Polêmicas em Debate
      Kennedy Gabriel Ribeiro da Silva, Sávio de Carvalho Soares e Antônio Kayky Alexandre Miranda
       
    3. A articulação da contra-argumentação na leitura de gêneros jornalísticos de Sergipe: uma experiência com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
      Nadija Santos Monte
       
    4. Formação docente: diferentes possibilidades de ensinar a argumentação na educação básica
      Marquize Silva dos Santos
       
    5. A relevância dos argumentos que fundam a estrutura do real em vídeos da youtuber Jout Jout
      Ednalva Bezerra e Rejane Souza
  • Sessão 6 (local: sala A-109)

    1. A análise dos posicionamentos enunciativos de estudantes do 9º ano do ensino fundamental na construção de pontos de vista
      Jussara dos Santos Matos
       
    2. Um estudo sobre a argumentação em textos dissertativo-argumentativos com o auxílio de uma ferramenta tecnológica
      Clair da Silva Teixeira
       
    3. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: um trabalho para o desenvolvimento da habilidade escrita e da argumentação dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental
      Fernanda Rodrigues
       
    4. A construção argumentativa no voto do ministro-relator do STF: uma análise do julgamento do reconhecimento da união homoafetiva como entidade familiar
      Antonio Lailton Moraes Duarte
  • Sessão 7 (local: sala A-111)

    1. Ler e escrever na universidade: a experiência do projeto LPT Acadêmico
      Lucas Mariel dos Santos de Sá e José Ribamar Lopes Batista Júnior
       
    2. Letramento acadêmico em português como língua adicional: os desafios e saberes na voz dos estudantes estrangeiros
      Meire Celedonio da Silva, Ana Angélica Lima Gondim e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
       
    3. Estudo dos estilos de aprendizagem de pós-graduandos em educação a distância a partir do método Vark
      Ermano Costa e Halysson Dantas
       
    4. As práticas de letramento na educação de jovens e adultos
      Renata da Silva Posso
  • Sessão 8 (local: sala A-112)

    1. Gêneros: aproximações teórico-metodológicas a trilhar
      Kélvya Freitas Abreu e Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa
       
    2. O estatuto leitura/escrita no livro didático de LP: foco no 9º ano do ensino fundamental
      Vivian Lima e Leilane Silva
       
    3. Os estereótipos e as identidades indígenas no livro didático de PLM: uma análise intercultural
      Jakelliny Almeida Santos e Rayane Araújo Gonçalves
       
    4. Revista Cais Cultural: letramento, esfera cultural e gêneros textuais no ensino médio
      Jarod Mateus de Sousa Cavalcante, Weverton Aragão da Silva e Pedro Rubens Ferreira Sousa
  • Sessão 9 (local: sala A-10)

    1. Projeto TV Radiotec: múltiplos letramentos, gêneros discursivos e tecnologias digitais
      Geovanna dos Santos e Silva, Ana Vitória Cavalcante Saraiva e Misael da Silva Almeida
       
    2. TDICs na sala de aula do ensino público: é possível? Estratégias de listening em aulas de inglês
      Everton Pereira Santos
       
    3. O uso de podcasts no ensino de língua portuguesa
      Daniel Leonardo Souza Arcenio e Aurea Suely Zavam
       
    4. Projetos de letramento e tecnologias digitais: a experiência do laboratório de leitura e produção textual
      Ana Beatriz Freire de Sousa, Guilherme Alves Procópio e Ryan Charles Lima Sousa
       
    5. Professores como agentes de letramento: formação docente continuada sobre multimodalidade em uma escola pública cearense
      Michelle Soares Pinheiro
  • Sessão 10 (local: sala A-09)

    1. Letramento digital na BNCC: interface entre a pedagogia dos multiletramentos e categorias linguísticas na área de linguagens e suas tecnologias
      Rosekeyla Costa
       
    2. A pedagogia dos multiletramentos na Base nacional comum curricular: um estudo da arquitetônica bakhtiniana do componente língua portuguesa
      Nágila Oliveira de Sousa
       
    3. Reflexões sobre o ensino dos gêneros multissemióticos: o que muda com a BNCC?
      Samya Semião Freitas
       
    4. A interação verbal na perspectiva dos multiletramentos
      Leila Patrícia Alves Dantas
  • 14:00 - 15:00

    Mesa-redonda 1

  • Gramática, variação e ensino (1)
    Profa. Dra. Léia Cruz de Menezes (UNILAB)
    O tratamento da modalidade deôntica na perspectiva retórico-funcional: possível no espaço da sala de aula?

    Profa. Dra. Maria Claudete Lima (UFC)
    “Você é meu caminho”: a linguística no linguístico

    Profa. Dra. Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
    Gramática a serviço da leitura e da escrita

    Mediador: Prof. Dr. Valdinar Custódio Filho

  • 15:10 - 16:10

    Mesa-redonda 2

  • Materiais didáticos para o ensino, na perspectiva da língua, da literatura e da história
    Profa. Dra. Isaíde Bandeira da Silva (UECE)
    As diferentes fontes e linguagens nos livros didáticos de história

    Profa. Dra. Maria do Socorro Pinheiro (UECE)
    Propostas metodológicas para o ensino de poesia de autoria feminina

    Profa. Dra. Regina Cláudia Pinheiro (UECE)
    Banco de jogos educativos digitais para aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental I

    Mediador: Profa. Dra. Débora Liberato Arruda Hissa

  • 16:10 - 16:30

    Intervalo

  • 16:30 - 17:40

    Mesa-redonda 3 (local: sala A-20)

  • Gêneros, tecnologia e ensino

    Profa. Dra. Débora Liberato Arruda Hissa (UECE)
    ​Narrativa digital à luz da pedagogia dos multiletramentos: uma proposta de atividade de produção textual

    Prof. Dr. Júlio Neves Pereira (UFBA)
    Abordagem semiótica de gêneros multimidiáticos: uma perspectiva para o ensino aprendizagem de língua portuguesa na era digital

    Profa. Dra. Nukácia Meyre Silva Araújo (UECE)

    Mediador: Profa. Dra. Regina Cláudia Pinheiro

  • 17:45

    Reunião do I Fórum de Coordenadores do Proflteras Nordeste

    (local: Miniauditório do CH)

19/11/2019 (Terça-Feira)

  • 08:00 - 09:00

    Oficina: BNCC e livro didático: o que fazer ? Práticas de edição de língua Portuguesa Sávio Alencar (Sistema Master de Ensino)

  • 09:00 - 10:10

    Mesa-redonda 4

    Local: Auditório do CH

  • Texto, discurso e ensino (1)


    Profa. Dra. Austria Rodrigues Brito (UNIFESSPA)  

    Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)
    A produção de discursos a partir de situações comunicativas: desafios e possibilidades didáticopedagógicas 
    Profa. Dra. Maria Helenice Araújo Costa (UECE) 


     Mediador: Profa. Dra. Leilane Ramos da Silva

  • 10:10 - 12:25

    Intervalo

  • 10:25 - 11:35

    Mesa Redonda 5

  • Literatura e ensino

    Profa. Dra. Christina Bielinski Ramalho (UFS)
    Sergipe é poesia!: a presença do poema nas salas de aula sergipanas 

    Profa. Dra. Rosângela Neres Araújo da Silva (UEPB)
    A presença e a permanência do texto literário em sala de aula 


    Profa. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito (UESPI) 
    Mediador: Profa. Dra. Cleudene de Oliveira Aragão

  • 11:40 - 12:25

    Mesa-redonda 6

     (local: Auditório do CH)

  • Gramática, variação e ensino (2)

    Profa. Dra. Ana Maria Costa de Araújo Lima (UFPE) 

    Prof. Dr. Fábio Fernandes Torres (UNILAB)
    Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa: entre normas, variação e ensino 

    Profa. Dra. Nádia Maria Silveira Costa de Melo (UERN)
    Variação e mudança linguística no ensino básico: desafios  

    Mediador: Profa. Dra. Abniza Pontes de Barros Leal 

  • 14:00 - 15:10

    Mesa-redonda 7

  • BNCC e ensino de língua portuguesa

    Profa. Dra. Mônica de Souza Serafim (UFC)
    A interdisciplinaridade na Base nacional comum curricular e os materiais didáticos 

    Prof. Ms. Hylo Leal Pereira (SEDUC CE)
    Documento curricular referencial do Ceará: que mudanças para o ensino são esperadas?

    Prof. Dr. Valdinar Custódio Filho (UECE)
    BNCC, campos de atuação e projetos pedagógicos: uma proposta

    Mediador: Profa. Dra. Ana Maria Pereira Lima 

  • 15:15 - 16:25

    Mesa-redonda 8

  • Leitura e produção de textos no contexto do Profletras

    Profa. Dra. Josilete Alves Moreira de Azevedo (UFRN)
    Articulando saberes e fazeres nas atividades de leitura

    Profa. Dra. Rose Maria Leite de Oliveira (UFCG)
    Experiências exitosas com a escrita: retextualizando lendas e mitos do Rio São Francisco no ambiente escolar  


    Mediador: Prof. Ms. Antônio Bôsco Luna Gomes 

  • 16:25 - 16:40

    Intervalo

  • 16:45 - 18:00

    Mesa-redonda 9

    local: Auditório do CH

  • Texto, discurso e ensino (2)

    Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante (UFC) e Profa. Dra. Mariza Angélica Paiva Brito (UNILAB)  
    O ensino em textos de incitação à ação – um olhar argumentativo 

    Profa. Dra. Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno (UFS)
    Leitura crítica e perspectivas discursivas na escola: mediações e produtos didáticos 
     

    Mediador: Profa. Dra. Leilane Ramos da Silva  

  • 18:30 - 19:30

    Conferência de encerramento

    (local: Auditório do CH) 

  • Conferencista:

    Profa. Dra. Roxane Rojo (UNICAMP) – Multiletramentos e ensino 

  • 19:30

    Encerramento