IX ECLAE

O IX Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE) é um evento presencial organizado pelo Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE) e por uma equipe de docentes atuantes em seis programas de pós-graduação da área de Letras e Linguística de três universidades públicas do Estado da Bahia (UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana; UFBA – Universidade Federal da Bahia; UNEB – Universidade do Estado da Bahia). Os programas em questão são: (a) Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UEFS); (b) Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PROGEL-UEFS); (c) Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC-UFBA); (d) Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult-UFBA); (e) Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFBA); (f) Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-UNEB).

O IX ECLAE terá como tema “Práticas educativas em línguas e literaturas”. Nesta edição, assim como nas anteriores, visamos a promover discussões e trocas de experiências entre pesquisadores, professores do Ensino Superior, professores da Educação Básica, estudantes de graduação e pós-graduação que atuam nas áreas dos estudos da linguagem e estudantes de Nível Fundamental e Médio. O evento contemplará diversas questões relacionadas ao ensino de línguas e literaturas, tais como o trabalho com literatura na sala de aula, a abordagem da variação linguística no ensino de gramática, leitura e produção textual, o uso de tecnologias no contexto da sala de aula e o lugar da área de linguagens no Novo Ensino Médio. Nesta edição do ECLAE, haverá duas conferências e nove mesas redondas, além de diversos simpósios temáticos, minicursos e oficinas. O evento propiciará também sessões para lançamentos de livros e exposição de pôsteres.

Dias
Horas
Min
Seg

comissão organizadora

Adeítalo Manoel Pinho

(UEFS)

Adriana de Borges Gomes

(UNEB)

André Pedro da Silva

(UFBA)

Elisângela Santana dos Santos

(UNEB)

Fernanda de Oliveira Cerqueira

(UFBA)

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos

(UEFS)

Huda da Silva Santiago

(UEFS)

Iago Gusmão Santiago

(UEFS)

Isabela Santos de Almeida

(UFBA)

Juliana Escalier Ludwig Gayer

(UFBA)

Liliane Lemos Santana Barreiros

(UEFS)

Luciene Souza Santos

(UEFS)

Marcos Cesar Botelho de Souza

(UEFS)

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda

(UEFS)

Natival Almeida Simões Neto

(UEFS)

Patrício Nunes Barreiros

(UEFS)

Rosinês de Jesus Duarte

(UFBA)

Úrsula Cunha Anecleto

(UEFS)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Adeítalo Manoel Pinho

(UEFS)

Alba Valéria Tinoco Alves Silva

(UFBA)

Alvanita Almeida Santos

(UFBA)

André Pedro da Silva

(UFBA)

Andréa Beatriz Hack de Goés

(UFBA)

Cristina Figueiredo

(UFBA)

Fátima Aparecida de Souza

(UFBA)

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos

(UEFS)

Huda da Silva Santiago

(UEFS)

Igor Rossoni

(UFBA)

Lavínia Neves dos Santos Mattos

(UFBA)

Liliane Lemos Santana Barreiros

(UEFS)

Luciene Souza Santos

(UEFS)

Marcos Aurélio dos Santos Souza

(UNEB)

Marcos Cesar Botelho de Souza

(UEFS)

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda

(UEFS)

Mônica de Menezes Santos

(UFBA)

Natival Almeida Simões Neto

(UEFS)

Norma da Silva Lopes

(UNEB)

Patrício Nunes Barreiros

(UEFS)

Úrsula Cunha Anecleto

(UEFS)

CERTIFICADOS

FOTOS

PROGRAMAÇÃO GERAL

11 de Setembro de 2023

MANHÃ: ESPAÇO CULTURAL RAUL CHAVES (FACULDADE DE DIREITO DA UFBA) TARDE: INSTITUTO DE LETRAS DA UFBA"

08hCredenciamento
08h30 às 09h30Sessão solene de abertura do evento
09h30 às 10h30Coquetel de abertura
10h30 às 12hConferência de abertura
Letramentos de Reexistência: Práticas Educativas em Línguas e Literaturas
Ana Lucia Silva Souza (UFBA)
12h às 14h30Almoço
14h30 às 16hMesa-redonda 1
Literatura e ensino: reflexões e caminhos
Oton Magno Santana dos Santos (UNEB)
Silvana Carvalho da Fonseca (UFRB)
Isis Milreu (UFCG)

Mesa-redonda 2
Educação escolar indígena
Suzane Lima Costa (UFBA)
Ivana Pereira Ivo (UFBA)
Marco Tromboni de Souza Nascimento (UFBA)

Mesa-redonda 3
Linguística Cognitiva e ensino: desafios e caminhos possíveis
Elisângela Santana dos Santos (UNEB)
Aurelina Ariadne Domingues Almeida (UFBA)
Paulo Henrique Duque (UFRN)
16h às 17hLanche com pôster + Lançamento de livros
17h às 18h30Conferência:
A produção de gramáticas como imperativo social
Marcos Bagno (UnB)

12 de Setembro de 2023

MANHÃ/TARDE: INSTITUTO DE LETRAS, CAMPUS ONDINA

08h50 às 10h40Minicursos e oficinas
10h40 às 12h30Simpósios temáticos (comunicações orais)
12h30 às 14h30Almoço
14h30 às 16hMesa-redonda 4
Filologia e ensino de literaturas negras: revisando a historiografia literária
Rosinês de Jesus Duarte (UFBA)
Ana Rita Santiago (UFRB/UNEB/SENAPIR)
Fernanda Felisberto da Silva (UFRRJ)

Mesa-redonda 5
Ensino-aprendizagem de Libras e aquisição de línguas por pessoas surdas
Roberto César Reis da Costa (UFBA)
Roberto de Freitas Junior (UFRJ)
Veridiane Pinto Ribeiro (IFSC)

Mesa-redonda 6
Multiletramentos, tecnologias e ensino
Úrsula Cunha Anecleto (UEFS)
José Ribamar Lopes Batista Junior (CTF-UFPI)
Handherson Leyltton Costa Damasceno (IFSertãoPE)
16h às 17hLanche com pôster
17h às 18hLançamento de livros

13 de Setembro de 2023

MANHÃ/TARDE: INSTITUTO DE LETRAS, CAMPUS ONDINA

08h50 às 10h40Minicursos e oficinas
10h40 às 12h30Simpósios temáticos (comunicações orais)
12h30 às 14h30Almoço
14h30 às 16hMesa-redonda 7
Metodologias ativas e práticas para o ensino de Fonologia, Morfologia e Sintaxe
André Pedro da Silva (UFBA)
Eloísa Nascimento Silva Pilati (UnB)
Rafael Dias Minussi (UNIFESP)

Mesa-redonda 8
Literatura e ensino: experiências no PROFLetras
Alana de Oliveira Freitas El Fahl (UEFS)
João Evangelista do Nascimento Neto (UNEB)
Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE)

Mesa-redonda 9
Saberes indígenas, educação escolar e retomada/revitalização linguística
Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB)
Juciene Ricarte Apolinário (UFCG)
Rosilene Cruz de Araújo (UNIFAP/MEC).
16h às 17hLanche com pôster
17h às 18:30Conferência de Encerramento

Educação linguística para o século XXI: viradas críticas e pedagógicas
Edleise Mendes Oliveira Santos (UFBA)
18:30 às 19hSessão de encerramento

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO​

CATEGORIASVALORES
Professores universitários e pesquisadoresR$ 60 + anuidade 2023 do GELNE
Estudantes de pós-graduaçãoR$ 30 + anuidade 2023 do GELNE
Estudantes de graduaçãoR$ 20 + anuidade 2023 do GELNE
Professores da Educação Básica (sem vínculo com programas de pós-graduação)R$ 30
Estudantes da Educação básicaR$ 20
Participantes sem apresentação de trabalhos (ouvintes)R$ 20

Para o pagamento da anuidade de 2023, acesse o seguinte link:

TUTORIAIS

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

TRABALHOS COMPLETOS

LISTA DE SIMPÓSIOS

CÓD.Títulos dos simpósiosCoordenadores/as
ST01Argumentação e Discurso em diferentes práticas sociais de uso da linguagemJoão Moura (UFPI) e Deywid Melo (UFAL)
ST02Discurso, leitura e escritaTarcilane Fernandes da Silva (UESPI) e Alan Lobo de Souza (UESPI)
ST03Teorias do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa na Educação BásicaMaria Clara Catanho Cavalcanti (IFPE) e Adriano Carlos de Moura (IFPE)
ST04Metáforas e metonímias conceptuais: da linguagem verbal à multimodalidadeNeila Maria Oliveira Santana (UNEB) e Evani Pereira Rodrigues (FBBR)
ST05Cultura escrita e ensino do/no português do Brasil: história, memória e compromisso socialFernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA) e Pedro Daniel Souza (UNEB)
ST06O comparativismo contrastivo nos estudos das literaturas negro-afro-brasileira, africanas de língua portuguesa e latino-americanas: enfrentamentos anticoloniaisInara Rodrigues (UESC/CNPq), Rosane Cardoso (UNISC) e Paulo Roberto Alves dos Santos (UESC)
ST07Letramentos digitais e formação de professores: possibilidades e desafios para o ensino de Língua PortuguesaAndréa Beatriz Hack de Góes (UFBA) e Monica Moreira de Oliveira Torres (UNEB)
ST08Análise linguística/semiótica na Educação Básica: contribuições das perspectivas linguísticas baseadas no usoEdvaldo Balduíno Bispo (UFRN/CNPq) e Fernando da Silva Cordeiro (UFERSA)
ST09Ensino e/ou aprendizagem de Língua Portuguesa: práticas de letramentoMarcia Regina Mendes Santos (UNEB) e Patrícia Vilela da Silva (UNEB)
ST10Estudos semânticos e suas interfaces: da descrição à aplicaçãoMonica Mano Trindade Ferraz (UFPB) e Mariana Lins Escarpinete (UFPB)
ST11Linguística Funcional Centrada no Uso e ensino de gramática: interfaces e perspectivasMaria Angélica Furtado da Cunha (UFRN/UFF/CNPq) e Mariangela Rios de Oliveira (UFF/UFOP/CNPq/FAPERJ)
ST12Investigações sobre a LIBRAS e o universo da surdezNídia Nunes Máximo (UFPE) e Tayana Dias de Menezes (UFPE)
ST13Estudos sociolinguísticos aplicados ao ensino de língua portuguesaGeisa Borges da Costa (UFBA) e Gredson dos Santos (UFBA)
ST14A variação e a mudança linguística no português brasileiroValéria Viana Sousa (UESB) e Gessilene Silveira Kanthack (UESC)
ST15Ensino de Língua e Literatura: por uma prática docente efetivaKarla Renata Mendes (UFAL) e Eliane Vitorino de Moura Oliveira (UFAL)
ST16Encantamentos e criações artístico-estéticas nas escolas de Educação Básica: resistências em descolonizações dos cotidianosEdivan Carneiro de Almeida (SEC/BA) e Elenise Cristina Pires Andrade (UEFS)
ST17Fonologia e Ensino de portuguêsAndré Pedro da Silva (UFBA) e Vera Pacheco (UESB)
ST18Letramentos no Ensino Médio: entre eventos singulares de aprendizagemKélvya Freitas Abreu (IFSertãoPE) e José Ribamar Lopes Batista Junior (CTF/UFPI)
ST19Letramentos, Gêneros Textuais e Formação do ProfessorÚrsula Anecleto (UEFS) e Carlos Eduardo Loyo (UEFS)
ST20Bakhtin e o Círculo: educação, gênero discursivo e multiletramentosAnne Carolline Dias Rocha Prado (UESB) e Marcia Helena de Melo Pereira (UESB)
ST21Práticas de Letramento a partir de gêneros textuais e/ou musicaisMoacir da Silva Côrtes Junior (UNEB) e Janine Fontes de Souza (UNEB)
ST22Práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos: histórias construídas na/além da escolaThiago Matias (UFAL), Laurênia Sales (UFPB) e Danielly Inô (UEPB)
ST23Práticas de ensino-aprendizagem de leitura: lugares de reflexãoAline Batista Rodrigues (UNEB) e Cosme Batista Santos (UNEB)
ST24Práxis pedagógicas e educação antifascista e antirracista com e através das línguas e linguagensLívia Márcia Tiba Radis Baptista (UFBA) e Ricardo Toshihito Saito (UFBA)
ST25Raça e interseccionalidades no campo da Linguagem: letramentos e práticas educativasKassandra Muniz (UFOP) e Glenda de Melo (UNIRIO)
ST26Estudos em Morfologia e Lexicologia do português: teorias, descrições e práticasJuliana Soledade (UFBA) e Natival Almeida Simões Neto (UEFS)
ST27Desenvolvimento de línguas adicionais: discussões contemporâneasFelipe Flores Kupske (UFRGS/UFBA) e Aline Ribeiro Pessôa (UFOB)

LISTA DE MINICURSOS E OFICINAS

CÓD.Títulos de minicursos/oficinasMinistrantes
MCOF13Sociolinguística Educacional: teoria e aplicação sociopedagógicaFabrício da Silva Amorim (IFBA)
MCOF02Práticas educativas com canções e o discurso literomusical nas aulas de língua portuguesaAntonio de Jesus Santos (UFBA)
MCOF20Os movimentos negros soteropolitanos e suas pedagogiasErika Araujo (UFBA)
MCOF09Oficina de elaboração e aplicação do Teste ClozeFlavia Oliveira Freitas (UFS) e Keila Vasconcelos Menezes (UFS)
MCOF04Na Trilha d’Os Sertões, estudo do livro Os Sertões, de Euclides da CunhaMarcos José de Souza (CEPAF)
MCOF12Linguagem inclusiva de gênero na sala de aulaRaquel Freitag (UFS)
MCOF06Letramentos digitais e ensino de Língua Portuguesa: desafios e possibilidadesAndréa Beatriz Hack de Góes (UFBA) e Claudia Norberta dos Santos Amaral (EMITec)
MCOF17Letramento visual e ArgumentaçãoIsabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS/UEFS) e Vanesca Carvalho Leal (UFS)
MCOF05Intersemioses dos livros de imagens e dos livros de ilustração na sala de aulaSherry Almeida (UFRPE)
MCOF07HyperDocs como ferramenta metodológica para construção colaborativa de materiais didáticos para ensino de línguasJosé Ribamar Lopes Batista Junior (CTF-UFPI)
MCOF10Estudos da significação em sala de aulaMonica Mano Trindade Ferraz (UFPB) e Mariana Lins Escarpinete (UFPB)
MCOF15Estratégias didáticas para abordar a transcrição da fala na escritaSilvana Santos Damasceno Nascimento (UEFS) e Ludquellen Braga Dias (UFBA)
MCOF11Ensino de língua portuguesa numa perspectiva geossociolinguística e etnolinguística: contribuições do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB)Sandra Prudencio (Estácio/UFBA) e Renata Lemos Carvalho (UFBA)
MCOF08Consciência fonológica e alfabetização: reflexões sobre saberes e práticasJosé Carlos de França Filho (UFPE)
MCOF16Autoria, letramento literário e digital na educação básica: estratégias para dialogar com os direitos humanosMaria Eneida Matos da Rosa (IFB)
MCOF19Análise Crítica de Discurso, perspectivas decoloniais/contracoloniais e lutas antifascistas e antirracistas e educação linguísticaLívia Márcia Tiba Radis Baptista (UFBA) e Tiago Alves Nunes (SEDUC/CE)
MCOF21A voz estudantil no púlpitoMari Lourdes Santos Lima (UNICAMP)
MCOF18A Tradução Pedagógica como Prática Educativa na escola básica: caminhos e perspectivasShirlei Moreira (UEFS)
MCOF01A leitura como dispositivo de controle: histórias de poder e resistênciaAline Rodrigues (UNEB)
MCOF03A categorização em perspectiva semântico-cognitivaLorenna Oliveira dos Santos (UFBA) e Neila Maria Oliveira Santana (UNEB)
MCOF14A aquisição de línguas adicionais numa perspectiva minimalistaAntonio Codina (UEFS)
MCOF22Para além do que nos contaram: questões étnico-raciais para a formação de professores de língua inglesa em JamaicaCíntia Bárbara Silva Borges (UFBA)

CALENDÁRIO

Período para submissão de propostas de simpósiosAté 23/06/2023
Resultado da avaliação de propostas de simpósiosAté 30/06/2023
Período para submissão de propostas de minicursos e oficinasAté 30/06/2023
Resultado da avaliação de propostas de minicursos e oficinas pela comissão científicaAté 10/07/2023
Período para a inscrição de trabalhos na modalidade pôsterAté 28/07/2023
Resultado da avaliação de submissão de pôsteres pela comissão científicaAté 15/08/2023
Período para inscrição de trabalhos em simpósios temáticosAté 04/08/2023
Resultado da avaliação dos trabalhos submetidos aos simpósios (avaliação dos coordenadores proponentes)Até 15/08/2023
Prazo para inscrição como ouvintes/participantes em minicursos, oficinas e programação geralAté 20/08/2023
Prazo para pagamento da(s) taxa(s) de inscriçãoAté 20/08/2023
Divulgação da programação completaAté 01/09/2023
Envio de trabalhos completos para a publicação em anaisA combinar

INFORMAÇÕES ÚTEIS

INSTITUTO DE LETRAS DA UFBA

O curso de Letras da Universidade Federal da Bahia é o mais antigo do Estado. Quando a universidade foi criada, pelo Decreto nº 9155, de abril de 1946, incorporou a Faculdade de Filosofia da Bahia, na qual funcionavam, desde 1941, os cursos de Letras Clássicas, de Letras Neolatinas e de Letras Germânicas. Com o desmembramento do Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia da Bahia, pelo Decreto nº 62241, de 8 de fevereiro de 1968, foi estruturada uma unidade exclusivamente dedicada ao estudo de Letras. As cadeiras que integravam o antigo Departamento de Letras passaram a compor os cinco Departamentos que constituíam, inicialmente, o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Sediado, desde a sua criação, no prédio onde funcionava a Faculdade de Filosofia – inicialmente junto à Escola de Ciências Contábeis, à Praça da Piedade, mais tarde e até 1986, à Avenida Joana Angélica, 183 –, o Instituto de Letras da UFBA possui hoje sede própria, no Campus Universitário de Ondina. O currículo do curso de Letras da UFBA constituiu-se modelo para alguns dos cursos criados, posteriormente, por outras instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, no Estado da Bahia.

(Informações adaptadas do site do Instituto de Letras https://letras.ufba.br/)

Rua Barão de Jeremoabo, 147, Ondina, Salvador-BA, 40170-115

REALIZAÇÃO

APOIO

REALIZAÇÃO
INSTAGRAM
E-MAIL
ixeclae@gmail.com
Copyright © 2023 - Mitte Tecnologia para Eventos - Todos os Direitos Reservados

Integrantes da comunidade do GELNE:

Não façam qualquer pagamento de PIX ou boletos a contas que não sejam de titularidade do GELNE.

O GELNE recebe pagamento apenas por uma conta própria do PagSeguro, já vinculada a nossos sistemas de anuidade e inscrição.

Atenciosamente,
Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.