O IX Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE) é um evento presencial organizado pelo Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE) e por uma equipe de docentes atuantes em seis programas de pós-graduação da área de Letras e Linguística de três universidades públicas do Estado da Bahia (UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana; UFBA – Universidade Federal da Bahia; UNEB – Universidade do Estado da Bahia). Os programas em questão são: (a) Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UEFS); (b) Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PROGEL-UEFS); (c) Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC-UFBA); (d) Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult-UFBA); (e) Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFBA); (f) Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-UNEB).
O IX ECLAE terá como tema “Práticas educativas em línguas e literaturas”. Nesta edição, assim como nas anteriores, visamos a promover discussões e trocas de experiências entre pesquisadores, professores do Ensino Superior, professores da Educação Básica, estudantes de graduação e pós-graduação que atuam nas áreas dos estudos da linguagem e estudantes de Nível Fundamental e Médio. O evento contemplará diversas questões relacionadas ao ensino de línguas e literaturas, tais como o trabalho com literatura na sala de aula, a abordagem da variação linguística no ensino de gramática, leitura e produção textual, o uso de tecnologias no contexto da sala de aula e o lugar da área de linguagens no Novo Ensino Médio. Nesta edição do ECLAE, haverá duas conferências e nove mesas redondas, além de diversos simpósios temáticos, minicursos e oficinas. O evento propiciará também sessões para lançamentos de livros e exposição de pôsteres.
(UEFS)
(UNEB)
(UFBA)
(UNEB)
(UFBA)
(UEFS)
(UEFS)
(UEFS)
(UFBA)
(UFBA)
(UEFS)
(UEFS)
(UEFS)
(UEFS)
(UEFS)
(UEFS)
(UFBA)
(UEFS)
(UEFS)
(UFBA)
(UFBA)
(UFBA)
(UFBA)
(UFBA)
(UFBA)
(UEFS)
(UEFS)
(UFBA)
(UFBA)
(UEFS)
(UEFS)
(UNEB)
(UEFS)
(UEFS)
(UFBA)
(UEFS)
(UNEB)
(UEFS)
(UEFS)
08h | Credenciamento |
08h30 às 09h30 | Sessão solene de abertura do evento |
09h30 às 10h30 | Coquetel de abertura |
10h30 às 12h | Conferência de abertura Letramentos de Reexistência: Práticas Educativas em Línguas e Literaturas Ana Lucia Silva Souza (UFBA) |
12h às 14h30 | Almoço |
14h30 às 16h | Mesa-redonda 1 Literatura e ensino: reflexões e caminhos Oton Magno Santana dos Santos (UNEB) Silvana Carvalho da Fonseca (UFRB) Isis Milreu (UFCG) Mesa-redonda 2 Educação escolar indígena Suzane Lima Costa (UFBA) Ivana Pereira Ivo (UFBA) Marco Tromboni de Souza Nascimento (UFBA) Mesa-redonda 3 Linguística Cognitiva e ensino: desafios e caminhos possíveis Elisângela Santana dos Santos (UNEB) Aurelina Ariadne Domingues Almeida (UFBA) Paulo Henrique Duque (UFRN) |
16h às 17h | Lanche com pôster + Lançamento de livros |
17h às 18h30 | Conferência: A produção de gramáticas como imperativo social Marcos Bagno (UnB) |
08h50 às 10h40 | Minicursos e oficinas |
10h40 às 12h30 | Simpósios temáticos (comunicações orais) |
12h30 às 14h30 | Almoço |
14h30 às 16h | Mesa-redonda 4 Filologia e ensino de literaturas negras: revisando a historiografia literária Rosinês de Jesus Duarte (UFBA) Ana Rita Santiago (UFRB/UNEB/SENAPIR) Fernanda Felisberto da Silva (UFRRJ) Mesa-redonda 5 Ensino-aprendizagem de Libras e aquisição de línguas por pessoas surdas Roberto César Reis da Costa (UFBA) Roberto de Freitas Junior (UFRJ) Veridiane Pinto Ribeiro (IFSC) Mesa-redonda 6 Multiletramentos, tecnologias e ensino Úrsula Cunha Anecleto (UEFS) José Ribamar Lopes Batista Junior (CTF-UFPI) Handherson Leyltton Costa Damasceno (IFSertãoPE) |
16h às 17h | Lanche com pôster |
17h às 18h | Lançamento de livros |
08h50 às 10h40 | Minicursos e oficinas |
10h40 às 12h30 | Simpósios temáticos (comunicações orais) |
12h30 às 14h30 | Almoço |
14h30 às 16h | Mesa-redonda 7 Metodologias ativas e práticas para o ensino de Fonologia, Morfologia e Sintaxe André Pedro da Silva (UFBA) Eloísa Nascimento Silva Pilati (UnB) Rafael Dias Minussi (UNIFESP) Mesa-redonda 8 Literatura e ensino: experiências no PROFLetras Alana de Oliveira Freitas El Fahl (UEFS) João Evangelista do Nascimento Neto (UNEB) Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE) Mesa-redonda 9 Saberes indígenas, educação escolar e retomada/revitalização linguística Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB) Juciene Ricarte Apolinário (UFCG) Rosilene Cruz de Araújo (UNIFAP/MEC). |
16h às 17h | Lanche com pôster |
17h às 18:30 | Conferência de Encerramento Educação linguística para o século XXI: viradas críticas e pedagógicas Edleise Mendes Oliveira Santos (UFBA) |
18:30 às 19h | Sessão de encerramento |
CATEGORIAS | VALORES |
---|---|
Professores universitários e pesquisadores | R$ 60 + anuidade 2023 do GELNE |
Estudantes de pós-graduação | R$ 30 + anuidade 2023 do GELNE |
Estudantes de graduação | R$ 20 + anuidade 2023 do GELNE |
Professores da Educação Básica (sem vínculo com programas de pós-graduação) | R$ 30 |
Estudantes da Educação básica | R$ 20 |
Participantes sem apresentação de trabalhos (ouvintes) | R$ 20 |
CÓD. | Títulos dos simpósios | Coordenadores/as |
---|---|---|
ST01 | Argumentação e Discurso em diferentes práticas sociais de uso da linguagem | João Moura (UFPI) e Deywid Melo (UFAL) |
ST02 | Discurso, leitura e escrita | Tarcilane Fernandes da Silva (UESPI) e Alan Lobo de Souza (UESPI) |
ST03 | Teorias do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica | Maria Clara Catanho Cavalcanti (IFPE) e Adriano Carlos de Moura (IFPE) |
ST04 | Metáforas e metonímias conceptuais: da linguagem verbal à multimodalidade | Neila Maria Oliveira Santana (UNEB) e Evani Pereira Rodrigues (FBBR) |
ST05 | Cultura escrita e ensino do/no português do Brasil: história, memória e compromisso social | Fernanda de Oliveira Cerqueira (UFBA) e Pedro Daniel Souza (UNEB) |
ST06 | O comparativismo contrastivo nos estudos das literaturas negro-afro-brasileira, africanas de língua portuguesa e latino-americanas: enfrentamentos anticoloniais | Inara Rodrigues (UESC/CNPq), Rosane Cardoso (UNISC) e Paulo Roberto Alves dos Santos (UESC) |
ST07 | Letramentos digitais e formação de professores: possibilidades e desafios para o ensino de Língua Portuguesa | Andréa Beatriz Hack de Góes (UFBA) e Monica Moreira de Oliveira Torres (UNEB) |
ST08 | Análise linguística/semiótica na Educação Básica: contribuições das perspectivas linguísticas baseadas no uso | Edvaldo Balduíno Bispo (UFRN/CNPq) e Fernando da Silva Cordeiro (UFERSA) |
ST09 | Ensino e/ou aprendizagem de Língua Portuguesa: práticas de letramento | Marcia Regina Mendes Santos (UNEB) e Patrícia Vilela da Silva (UNEB) |
ST10 | Estudos semânticos e suas interfaces: da descrição à aplicação | Monica Mano Trindade Ferraz (UFPB) e Mariana Lins Escarpinete (UFPB) |
ST11 | Linguística Funcional Centrada no Uso e ensino de gramática: interfaces e perspectivas | Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN/UFF/CNPq) e Mariangela Rios de Oliveira (UFF/UFOP/CNPq/FAPERJ) |
ST12 | Investigações sobre a LIBRAS e o universo da surdez | Nídia Nunes Máximo (UFPE) e Tayana Dias de Menezes (UFPE) |
ST13 | Estudos sociolinguísticos aplicados ao ensino de língua portuguesa | Geisa Borges da Costa (UFBA) e Gredson dos Santos (UFBA) |
ST14 | A variação e a mudança linguística no português brasileiro | Valéria Viana Sousa (UESB) e Gessilene Silveira Kanthack (UESC) |
ST15 | Ensino de Língua e Literatura: por uma prática docente efetiva | Karla Renata Mendes (UFAL) e Eliane Vitorino de Moura Oliveira (UFAL) |
ST16 | Encantamentos e criações artístico-estéticas nas escolas de Educação Básica: resistências em descolonizações dos cotidianos | Edivan Carneiro de Almeida (SEC/BA) e Elenise Cristina Pires Andrade (UEFS) |
ST17 | Fonologia e Ensino de português | André Pedro da Silva (UFBA) e Vera Pacheco (UESB) |
ST18 | Letramentos no Ensino Médio: entre eventos singulares de aprendizagem | Kélvya Freitas Abreu (IFSertãoPE) e José Ribamar Lopes Batista Junior (CTF/UFPI) |
ST19 | Letramentos, Gêneros Textuais e Formação do Professor | Úrsula Anecleto (UEFS) e Carlos Eduardo Loyo (UEFS) |
ST20 | Bakhtin e o Círculo: educação, gênero discursivo e multiletramentos | Anne Carolline Dias Rocha Prado (UESB) e Marcia Helena de Melo Pereira (UESB) |
ST21 | Práticas de Letramento a partir de gêneros textuais e/ou musicais | Moacir da Silva Côrtes Junior (UNEB) e Janine Fontes de Souza (UNEB) |
ST22 | Práticas sociais de leitura e de escrita em diferentes contextos: histórias construídas na/além da escola | Thiago Matias (UFAL), Laurênia Sales (UFPB) e Danielly Inô (UEPB) |
ST23 | Práticas de ensino-aprendizagem de leitura: lugares de reflexão | Aline Batista Rodrigues (UNEB) e Cosme Batista Santos (UNEB) |
ST24 | Práxis pedagógicas e educação antifascista e antirracista com e através das línguas e linguagens | Lívia Márcia Tiba Radis Baptista (UFBA) e Ricardo Toshihito Saito (UFBA) |
ST25 | Raça e interseccionalidades no campo da Linguagem: letramentos e práticas educativas | Kassandra Muniz (UFOP) e Glenda de Melo (UNIRIO) |
ST26 | Estudos em Morfologia e Lexicologia do português: teorias, descrições e práticas | Juliana Soledade (UFBA) e Natival Almeida Simões Neto (UEFS) |
ST27 | Desenvolvimento de línguas adicionais: discussões contemporâneas | Felipe Flores Kupske (UFRGS/UFBA) e Aline Ribeiro Pessôa (UFOB) |
CÓD. | Títulos de minicursos/oficinas | Ministrantes |
---|---|---|
MCOF13 | Sociolinguística Educacional: teoria e aplicação sociopedagógica | Fabrício da Silva Amorim (IFBA) |
MCOF02 | Práticas educativas com canções e o discurso literomusical nas aulas de língua portuguesa | Antonio de Jesus Santos (UFBA) |
MCOF20 | Os movimentos negros soteropolitanos e suas pedagogias | Erika Araujo (UFBA) |
MCOF09 | Oficina de elaboração e aplicação do Teste Cloze | Flavia Oliveira Freitas (UFS) e Keila Vasconcelos Menezes (UFS) |
MCOF04 | Na Trilha d’Os Sertões, estudo do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha | Marcos José de Souza (CEPAF) |
MCOF12 | Linguagem inclusiva de gênero na sala de aula | Raquel Freitag (UFS) |
MCOF06 | Letramentos digitais e ensino de Língua Portuguesa: desafios e possibilidades | Andréa Beatriz Hack de Góes (UFBA) e Claudia Norberta dos Santos Amaral (EMITec) |
MCOF17 | Letramento visual e Argumentação | Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS/UEFS) e Vanesca Carvalho Leal (UFS) |
MCOF05 | Intersemioses dos livros de imagens e dos livros de ilustração na sala de aula | Sherry Almeida (UFRPE) |
MCOF07 | HyperDocs como ferramenta metodológica para construção colaborativa de materiais didáticos para ensino de línguas | José Ribamar Lopes Batista Junior (CTF-UFPI) |
MCOF10 | Estudos da significação em sala de aula | Monica Mano Trindade Ferraz (UFPB) e Mariana Lins Escarpinete (UFPB) |
MCOF15 | Estratégias didáticas para abordar a transcrição da fala na escrita | Silvana Santos Damasceno Nascimento (UEFS) e Ludquellen Braga Dias (UFBA) |
MCOF11 | Ensino de língua portuguesa numa perspectiva geossociolinguística e etnolinguística: contribuições do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) | Sandra Prudencio (Estácio/UFBA) e Renata Lemos Carvalho (UFBA) |
MCOF08 | Consciência fonológica e alfabetização: reflexões sobre saberes e práticas | José Carlos de França Filho (UFPE) |
MCOF16 | Autoria, letramento literário e digital na educação básica: estratégias para dialogar com os direitos humanos | Maria Eneida Matos da Rosa (IFB) |
MCOF19 | Análise Crítica de Discurso, perspectivas decoloniais/contracoloniais e lutas antifascistas e antirracistas e educação linguística | Lívia Márcia Tiba Radis Baptista (UFBA) e Tiago Alves Nunes (SEDUC/CE) |
MCOF21 | A voz estudantil no púlpito | Mari Lourdes Santos Lima (UNICAMP) |
MCOF18 | A Tradução Pedagógica como Prática Educativa na escola básica: caminhos e perspectivas | Shirlei Moreira (UEFS) |
MCOF01 | A leitura como dispositivo de controle: histórias de poder e resistência | Aline Rodrigues (UNEB) |
MCOF03 | A categorização em perspectiva semântico-cognitiva | Lorenna Oliveira dos Santos (UFBA) e Neila Maria Oliveira Santana (UNEB) |
MCOF14 | A aquisição de línguas adicionais numa perspectiva minimalista | Antonio Codina (UEFS) |
MCOF22 | Para além do que nos contaram: questões étnico-raciais para a formação de professores de língua inglesa em Jamaica | Cíntia Bárbara Silva Borges (UFBA) |
Período para submissão de propostas de simpósios | Até 23/06/2023 |
---|---|
Resultado da avaliação de propostas de simpósios | Até 30/06/2023 |
Período para submissão de propostas de minicursos e oficinas | Até 30/06/2023 |
Resultado da avaliação de propostas de minicursos e oficinas pela comissão científica | Até 10/07/2023 |
Período para a inscrição de trabalhos na modalidade pôster | Até 28/07/2023 |
Resultado da avaliação de submissão de pôsteres pela comissão científica | Até 15/08/2023 |
Período para inscrição de trabalhos em simpósios temáticos | Até 04/08/2023 |
Resultado da avaliação dos trabalhos submetidos aos simpósios (avaliação dos coordenadores proponentes) | Até 15/08/2023 |
Prazo para inscrição como ouvintes/participantes em minicursos, oficinas e programação geral | Até 20/08/2023 |
Prazo para pagamento da(s) taxa(s) de inscrição | Até 20/08/2023 |
Divulgação da programação completa | Até 01/09/2023 |
Envio de trabalhos completos para a publicação em anais | A combinar |
O curso de Letras da Universidade Federal da Bahia é o mais antigo do Estado. Quando a universidade foi criada, pelo Decreto nº 9155, de abril de 1946, incorporou a Faculdade de Filosofia da Bahia, na qual funcionavam, desde 1941, os cursos de Letras Clássicas, de Letras Neolatinas e de Letras Germânicas. Com o desmembramento do Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia da Bahia, pelo Decreto nº 62241, de 8 de fevereiro de 1968, foi estruturada uma unidade exclusivamente dedicada ao estudo de Letras. As cadeiras que integravam o antigo Departamento de Letras passaram a compor os cinco Departamentos que constituíam, inicialmente, o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Sediado, desde a sua criação, no prédio onde funcionava a Faculdade de Filosofia – inicialmente junto à Escola de Ciências Contábeis, à Praça da Piedade, mais tarde e até 1986, à Avenida Joana Angélica, 183 –, o Instituto de Letras da UFBA possui hoje sede própria, no Campus Universitário de Ondina. O currículo do curso de Letras da UFBA constituiu-se modelo para alguns dos cursos criados, posteriormente, por outras instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, no Estado da Bahia.
(Informações adaptadas do site do Instituto de Letras https://letras.ufba.br/)
Rua Barão de Jeremoabo, 147, Ondina, Salvador-BA, 40170-115
Integrantes da comunidade do GELNE:
Não façam qualquer pagamento de PIX ou boletos a contas que não sejam de titularidade do GELNE.
O GELNE recebe pagamento apenas por uma conta própria do PagSeguro, já vinculada a nossos sistemas de anuidade e inscrição.
Atenciosamente,
Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.